Diretamente associado à promoção do espírito de equipa, o Team Building acontece através de diversas atividades, no próprio ambiente de trabalho ou fora, tendo como principal objetivo o aumento da produtividade e eficácia da equipa de trabalho.
Quando o espírito de equipa é fomentado há maior sentimento de grupo, maior sensação de apoio emocional e maior coesão entre os membros. Além disso, quando a organização que promove um bom ambiente tem boa comunicação entre os membros e se preocupa verdadeiramente com o bem-estar e a felicidade dos seus colaboradores, os mesmos retribuem com mais entrega, reduzindo a rotatividade e aumentado a produtividade na organização.
As atividades são escolhidas a partir de um mapeamento previamente realizado, assim, só depois de identificadas as necessidades, são traçados objetivos. Ou seja, as atividades de Team Building não são feitas “porque sim” ou “porque é muito fixe”, há um propósito, têm que haver necessidades e objetivos para obter resultados. Para além disto, não pode ser uma tarefa esporádica, mas sim parte integrante do plano de gestão.
É importante, também, conhecer bem as equipas para perceber do que cada membro gosta e se sente à vontade em fazer. Imagine o cenário: Paulo, um gestor de uma empresa de tecnologia, decide fazer uma atividade de Team Building com a sua equipa, porque um colega disse que uma consultora fez na empresa onde trabalha e foi muito fixe, toda a gente gostou. Sem consultar ninguém, o Paulo marcou uma atividade de “escape room”, mas um dos seus colaboradores é claustrofóbico e outro tem epilepsia (algumas das salas não são recomendadas para quem possui esse tipo de patologia).
Não é preciso dizer que não correu nada como o Paulo planeou ... O que era para ser um dia diferente e “fixe” foi um desastre!
Sumariamente, para escolher as atividades deve ter em conta dois fatores: a dimensão da equipa e a fase de desenvolvimento em que se encontra. A dimensão pelo óbvio, pois há atividades que se enquadram melhor para grupos menores e outras para grupos maiores; o desenvolvimento está relacionado com as características particulares de cada equipa, por exemplo, se é uma equipa nova ou madura, e/ou se está num bom ou mau momento. Para todos os casos tenha consciência de que não existem duas equipas iguais, por isso, reforço a importância de conhecer bem a equipa, como já foi dito, as atividades têm que ter um objetivo, um propósito e quando não temos nem um, nem outro, ao invés da atividade ser um investimento, torna-se num gasto.
As vantagens das atividades de Team Building são inúmeras, poderia ser feito um artigo só para falar sobre as vantagens de investir nesta ferramenta, que tem um impacto positivo não só para os colaboradores, mas também para a organização. Então, resumidamente, a título de exemplo, listo algumas das grandes vantagens:
Contribui para o aumento da performance;
Aumenta a produtividade;
Reforça o desenvolvimento e o conhecimento entre os membros da organização;
Proporciona maior proximidade entre os colaboradores;
Promove maior foco nos resultados e não no reconhecimento pessoal;
Faz melhor uso das qualidades/forças individuais e coletivas;
Contribui para corrigir processos, métodos e falhas identificadas nas equipas;
E claro, promove o trabalho em equipa, facilitando dos objetivos comuns.
Através de atividades lúdicas, como jogos, exercícios, retiros, o Team Building promove aprendizagem e interação entre os colaboradores, identificando e potencializando os pontos fortes e ajustando e corrigindo os pontos de evolução.
Melhore o relacionamento dos colaboradores da sua equipa, potencialize o espírito de equipa e cumpra os objetivos traçados, conheça o serviço de Felicidade Organizacional.