Muito ouvimos falar sobre consultoria nas organizações, mas o que é consultoria? Como é que esse processo se aplica às organizações?
Artigo de opinião, Bianca Lima Santos
Em algum momento da nossa vida ouvimos falar sobre consultoria, seja na faculdade, no trabalho ou em programas de televisão. Mas, o que é consultoria? Como funciona este tipo de serviço nas organizações? Quando recorrer a uma consultoria empresarial? As respostas para estas perguntas parecem ser óbvias. Não é bem assim... ou será que é?
A palavra consultoria vem do latim consultare, que significa dar ou receber conselhos, no mesmo sentido de aconselhar e ser aconselhado. Há registos que apontam Arão, irmão de Moisés, como sendo o primeiro consultor executivo, mas há quem diga que ainda antes dele foi Jetro, que ofereceu consultoria a Noé para construir a arca. As histórias são interessantes e fazem-nos pensar quão antigo é o ato de dar e receber conselhos.
História à parte, a verdade é que na prática a consultoria sempre aconteceu, se nós a considerarmos como um processo de ajudar as pessoas a resolverem os problemas que os impedem de atingir os seus objetivos. Contudo, foi só com o desenvolvimento da administração científica que esse conceito pôde ser sistematizado, proporcionando que executivos bem sucedidos tivessem processos estruturados para orientar na resolução de problemas, na introdução de inovações na empresa, bem como auxiliar na tomada de decisão.
Os psicólogos sociais ganharam grande destaque nas consultorias de empresas depois da década de 1960, com o movimento do Desenvolvimento Organizacional nos EUA. Por isso, até hoje os (as) psicólogos (as) têm um espaço solidificado, em alguns países, e noutros mostram cada vez mais o seu valor no que diz respeito aos processos organizacionais. Eu costumo dizer que onde há pessoas há espaço para o psicólogo trabalhar, já que somos especialistas em analisar o comportamento humano, mas isso já é tema para outro artigo.
Voltamos a falar da consultoria, até aqui eu disse muita coisa, mas ainda não defini exatamente o que é consultoria. Faremos essa definição de modo reflexivo juntos, afinal estamos a falar do ato de ajudar.
Na minha revisão encontrei a definição de Peter Block, onde ele diz que “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil a outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros”. Digo-vos já que esta definição cativou a minha atenção, pois consegue traduzir de forma diferente e genuína a relação que é construída. Para aqueles que pretendem algum tipo de mudança, este é um dos caminhos.
Partindo do pressuposto que a consultoria é a construção de uma relação de ajuda, esse processo pode ainda ser dividido em três partes, onde a primeira delas é a definição do problema, a segunda é o desenvolvimento e a busca de possíveis soluções e a terceira e última parte é uma recomendação final. É nessa lógica que identificamos pelo menos dois agentes, o que fornece a ajuda, o consultor, e o que recebe a ajuda, o cliente.
Pensando numa lógica de como funciona a consultoria, ao aplicá-la nas organizações podemos entendê-la como um serviço especializado, ético, onde se fornece orientações aos clientes. A consultoria organizacional irá responder às necessidades da empresa, oferecendo e/ou ensinando de forma diretiva sugestões concretas que tenham uma componente técnica, sendo estratégico e tático.
O consultor deve ser uma pessoa com conhecimentos e habilidades que sejam úteis às necessidades da empresa, que nesse caso será o seu cliente. O papel da empresa é estar disponível para contribuir e colaborar, para que assim sejam geradas as mudanças que lhe foram propostas.
Apesar de, à primeira vista, a consultoria e o coaching direcionados à organização parecerem similares, não o são de todo! São processos diferentes, que já foram discutidos anteriormente, num artigo com a temática, Coaching ou Consultoria.
A consultoria é um trabalho de diagnóstico, aconselhamento e orientação, que procura dar soluções aos problemas existentes. O consultor é uma pessoa externa ou interna, que não tem o controlo direto da situação, uma vez que se ele tivesse passaria a ser executivo e não consultor. O consultor não executa as atividades, mas podemos dizer que ele possui responsabilidades nos resultados pretendidos, uma vez que ele idealizou, estruturou e desenvolveu o projeto para a empresa. O objetivo da consultoria organizacional nesse contexto, de forma simplista, é proteger a organização do fracasso e promover o sucesso da mesma.
Dentro da consultoria aplicada às organizações existem diferentes tipos, vou listar os principais: consultoria de gestão empresarial; consultoria financeira; consultoria de marketing; consultoria de recursos humanos; e a consultoria de reestruturação de processos do negócio. Cada uma irá ser uma mais valia para a empresa, mas o que faz cada uma delas detalhadamente é assunto para um outro artigo.
Caríssimo leitor, se chegou até aqui é porque, de alguma forma, pude cativar a sua atenção. Como forma de agradecimento, vou resumir tudo que já disse até aqui, para que não fiquem dúvidas sobre o que é e como funciona a consultoria nas organizações.
A consultoria é um processo que tem que ser realizado em equipa, onde a empresa e o consultor se unem para a melhoria da organização. O consultor irá usar os seus conhecimentos e habilidades técnicas para construir um plano de trabalho com o intuito de minimizar ou solucionar problemas existentes. Já a empresa terá que tornar viável a execução desse plano, disponibilizando ao consultor todos os recursos necessários para o sucesso da intervenção.
Fique atento às próximas publicações, pois estou a preparar um artigo que fala sobre as vantagens de contratar os serviços de uma consultoria e quão pode ser benéfico para o seu negócio.