Entenda como criar uma cultura saudável para a sua empresa e ajude na qualidade e bem-estar dos seus colaboradores.
Artigo de Opinião, Bianca Lima Santos
A cultura organizacional é um assunto que muitas vezes ouvimos dentro das empresas onde trabalhamos, coisas do tipo, “faz parte da cultura da empresa”, mas o que realmente é a cultura organizacional? E quem é o/a responsável por criar e manter essa cultura?
A cultura organizacional é um conjunto de conceitos inventados, descobertos ou desenvolvidos pelo grupo, que guiarão o comportamento e a mentalidade dos membros da instituição. Digamos que são os valores, as crenças, o modo de pensar, as políticas, as práticas, a maneira de se vestir, os conhecimentos que são compartilhados pelos membros da organização e são transmitidos uns aos outros. A cultura da empresa é moldada por cada colaborador, mas, os sócios fundadores e as lideranças são os grandes responsáveis pela criação da cultura organizacional e por comunicá-la, de forma clara, para todos os membros da organização, ou seja, das chefias aos estagiários.
A empresa tem que ser capaz de criar uma cultura forte, que mantenha os seus colaboradores motivados, e a motivação não vem só do ordenado, vai muito além disso, nesta conta também se inclui o salário emocional, o colaborar tem que se sentir valorizado e motivado, quando isso não acontece a equipa começa a trabalhar cada um por si, aumenta a competitividade, muitas vezes faz com que as pessoas procurem outros trabalhos. O funcionário tem que se sentir parte de algo maior, não ter apenas objetivos individuais, mas objetivos de grupo, objetivos enquanto equipa, conhecer qual a missão da empresa, onde os empresários/gerentes querem chegar enquanto empresa.
Para criar e desenvolver uma cultura positiva de alta performance, além de conhecer bem a empresa e os seus membros, é necessário ter em conta os critérios de recrutamento e seleção, é preciso contratar as pessoas certas e qualificadas para os lugares certos.
Há quem defenda que a cultura organizacional começa logo no processo de seleção, com o intuito de perceber como os talentos daquela pessoa se irão identificar com as necessidades da empresa, depois do processo seletivo passamos ao segundo ponto importante, se não o mais importante, a integração e a comunicação, comunicar ao novo membro da equipa como funciona o dia a dia da empresa, pois não basta ter o melhor capital humano, o líder tem que direcionar o novo membro com o objetivo de o integrar e dar suporte. É relevante dizer que as informações têm que ser uniformes para todos, a criação de um manual de acolhimento é uma maneira de contextualizar e integrar o novo colaborador, além disso, os mais antigos podem, sempre que tiverem dúvidas, consultar as regras. A título de exemplo, na Alento, todas as manhãs fazemos reuniões para comunicar uns aos outros o que iremos fazer no dia, as reuniões matinais de planeamento do nosso trabalho fazem parte da cultura da empresa.
Para que tudo isto aconteça da melhor maneira possível é necessário clareza nos objetivos, para que as pessoas que fazem parte daquela instituição compreendam as regras e os hábitos que regem a cultura da empresa, e se sintam mais à vontade para colocá-las em prática. Voltando ao exemplo das reuniões matinais na Alento, ao chegarmos à empresa foi-nos explicado, de forma clara, o objetivo dessas reuniões serem diárias e o porquê de estarmos a falar das nossas tarefas. Este tipo de iniciativa melhora o desempenho individual e grupal, sendo uma mais valia para toda a instituição.
Por fim, o desenvolvimento contínuo, no sentido em que deve existir uma cultura que propicia a aprendizagem de novos temas por parte dos colaboradores. A organização deve mostrar-se aberta a novas ideias e à promoção do envolvimento e participação de todos os membros da equipa.
Agora que sabe como criar e desenvolver uma cultura positiva na sua empresa, já deve ter percebido que cultura organizacional não é só a tradição do jantar de natal, ou a partilha entre os colegas do que fez no fim de semana, é muito mais que isso! Pode parecer que não temos o controlo, mas temos, como você pôde perceber trata-se de um processo estruturado, que em grande parte das vezes podemos controlar.
Cada empresa possui a sua própria cultura, que a faz única, mas não posso deixar de chamar a atenção para a responsabilidade de ter uma boa liderança, pois apesar da cultura ser influenciada por todos os membros da instituição, são os líderes que têm a função de criar, integrar, comunicar e estar abertos a receber ideias das suas equipas.