Como avaliar o clima organizacional
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Como avaliar o clima organizacional

“Construção de um negócio é saber fazer algo para se orgulhar, é criar algo que vai fazer uma diferença real na vida de outras pessoas - Richard Bronson

Em algum momento da sua vida laboral pode ter vivido situações menos agradáveis, associadas à frase “o clima está pesado” ou, pelo contrário, ter vivido momentos fantásticos e a frase foi “o ambiente é muito bom”. Posto isto, o que faz o colaborador perceber se o Clima Organizacional é bom ou não?

O que é o clima organizacional?

O Clima Organizacional é o ambiente que existe na organização e que influencia os comportamentos dos colaboradores, são os sentimentos e as emoções expressas pelos membros da equipa, que são compartilhados, sejam eles positivos ou negativos, que de alguma forma afetam o comportamento dos colaboradores. Para Chiavenato, o Clima Organizacional é um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente, que influencia a motivação e o comportamento. 

O Clima Organizacional, para Coda, é um indicador do estado de ânimo ou grau de satisfação dos funcionários em relação à cultura, às políticas de RH, ao modelo de gestão vigente, à identificação com a organização, à missão da empresa e à valorização do colaborador. É, também, para Ricardo Luz, autor do livro Gestão do Clima Organizacional, a atmosfera psicológica que envolve a relação entre a empresa e seus funcionários

Como avaliar o clima organizacional?

A Alento desenvolveu dois questionários online para avaliar o Clima Organizacional das empresas, uma versão curta, com 6 dimensões, e uma longa, com 13 dimensões. O colaborador pode responder de forma anónima aumentando assim a fidelidade das respostas dadas. A avaliação irá permitir identificar os pontos de melhoria e os pontos fortes da empresa. Apresento, então, as 6 dimensões avaliadas na versão curta: 

  • Condições ambientais de trabalho - procuramos saber a perspetiva do colaborador em relação às condições do ambiente de trabalho em que se encontra, se é satisfatório ou não. Questões sobre a temperatura, espaço geográfico e higiene são inquiridas nesta primeira dimensão. 

  • Gestão de Carreira - nesta dimensão pesquisamos sobre a perceção que o colaborador tem sobre o seu crescimento na organização, do plano de carreira, das expectativas em relação ao trabalho, sentido de utilidade na empresa e outros aspetos relacionados com a gestão da sua carreira.

  • Formação e desenvolvimento humano - nesta dimensão estamos atentos para perceber, por exemplo, se os novos procedimentos de trabalho são sempre acompanhados de formação inicial, se a formação faz parte da melhoria contínua da empresa, se o colaborador acha que a formação que recebe é suficiente para a função que desempenha, e outras questões relevantes para compreender a perceção do colaborador em relação à formação e ao desenvolvimento enquanto profissional.

  • Liderança e grau de Autonomia - nesta dimensão iremos avaliar a perceção do colaborador em relação à/s sua/s liderança/s, com questões sobre a satisfação em relação ao chefe ou, por exemplo, se o chefe seria a pessoa mais indicada para o cargo. Já na autonomia procuramos perceber o grau em que cada colaborador se encontra em relação à sua função. 

  • Área de atuação - relativamente a esta dimensão estamos preocupados em saber se a área de atuação está no nível ideal, como por exemplo, se o colaborador se sente parte da empresa, ou o nível de envolvimento, nível de comprometimento, realização e outros.

  • Sistema de Remuneração e Benefícios - quanto ao sistema de remuneração e benefícios, o colaborador terá de responder a questões, por exemplo, se considera o seu atual salário justo, se a empresa remunera adequadamente os seus colaboradores, se sairia do atual trabalho por outro se lhe oferecessem um aumento. 

Qual a importância desta avaliação?

Verificar o Clima Organizacional através do grau de satisfação dos colaboradores é importante para indicar o caminho que os líderes devem seguir e apoiar as decisões que têm que ser tomadas; Medir a qualidade de vida laboral, no caso dos resultados serem negativos, os gestores têm que investigar mais a fundo, pois podem surgir riscos para a saúde do trabalhador e da organização, o gestor pode fazer a gestão de riscos psicossociais, para não comprometer a produtividade, com as faltas, absentismo, altos níveis de stress e outras; ajuda a estabelecer referências confiáveis sobre o ambiente específico em que se encontram, o que facilitará na escolha das mudanças que serão implementadas, procurando sempre pelo bem-estar do colaborador e maiores índices de produtividade e engagement.

Como diz o professor Fagner Gouveia, fazer a gestão do clima organizacional é como fazer a previsão do tempo: saber dar a previsão meteorológica com antecedência prepara a organização para o sucesso. Conheça a sua equipa, antecipe-se, crie um bom clima organizacional, pois quando os colaboradores estão felizes, sentem-se bem, e estão com saúde o retorno para a empresa e para quem vê de fora são enormes. 

A Alento possui uma equipa de consultores preparados para avaliar a cultura e o clima da sua empresa, quer saber como? Descubra o nosso serviço de consultoria organizacional

 

Andreia Ribeiro Contenças

 

Bianca Lima Santos

Consultora ALENTO

 

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