Lemos muito a respeito de como aumentar o desempenho das equipas. Mas quais são os fatores que diminuem o desempenho, impossibilitando o crescimento da equipa?
Artigo de opinião, Bianca Lima Santos
Equipas desmotivadas podem gerar muitos custos para as empresas, não só a nível remuneratório, mas também custos emocionais. As pessoas são os principais recursos que as empresas possuem. Um estudo realizado ao longo de 20 anos procurou compreender as causas do esgotamento baseado nas práticas e padrões de centenas de empresas.
Descubra, então, as 6 grandes práticas que um líder pode ter para diminuir o desempenho e desmotivar a sua equipa:
Equipas que têm acumulação de tarefas e funções, com pouco apoio e com prazos curtos para serem cumpridas, tendem a sentir-se sobrecarregadas. Ao aumentar a carga de trabalho diminui o tempo de descanso que o colaborador tem para recuperar, acumulando o cansaço e baixando consideravelmente a qualidade do trabalho efetuado.
Imagine que está a desenvolver um trabalho, mas não tem autonomia para decidir nada, como se sentiria? Quando essas situações acontecem a mensagem que a empresa passa é a de: “não temos respeito pela sua capacidade de julgamento e pelas suas aptidões inatas”. A não autonomia diminui a responsabilidade, torna o ambiente pouco flexível e com baixa margem para inovação, podendo, ainda, fazer com que o colaborador fique frustrado por ser impedido de realizar o seu melhor trabalho devido a regras rígidas de gestão.
Fazer um bom trabalho e ser mal recompensado tende a ser um excelente indicador para desmotivar a sua equipa. Com situações como, o corte no seguro de saúde, muito trabalho e pouca recompensa, anos “de casa” sem aumento de salário, tudo isto associado à pouca autonomia e insegurança no trabalho pode gerar uma perda de recompensa emocional, retirando o prazer que o trabalho possa facultar.
O isolamento do colaborador pode gerar uma quebra dos relacionamentos interpessoais. Sabemos que as relações entre as pessoas é um dos fatores que torna uma equipa coesa, forte e eficiente. À medida em que essas relações são quebradas, o sentido do trabalho em equipa diminui, podendo alimentar conflitos e destruir as histórias construídas em comum, bem como as ligações emocionais.
Nada como o sentimento de injustiça para desencadear ressentimento entre os membros da equipa. Inúmeros comportamentos podem gerar sentimentos de injustiça, como por exemplo, alta carga de trabalho, salário desigual, indiferença ou políticas arbitrárias. Estes exemplos de comportamentos influenciam a confiança que o trabalhador possa ter com o seu líder ou com a empresa. Quando não há conversas honestas, o sentimento de injustiça tende a aumentar, assim como a perda de satisfação com a organização.
Sabe aquela mentirinha para vender um produto? Ou burlar uma norma de segurança para economizar tempo? Isto pode ter um alto custo moral para o elemento da equipa, se estes tipos de comportamento forem de encontro com os seus princípios. Quando há um desfasamento entre os princípios dos colaboradores e as exigências do trabalho, o trabalhador pode sentir-se desmoralizado, podendo questionar se realmente faz sentido estar naquele ambiente.
Agora que já sabe quais são as 6 grandes práticas que podem atrapalhar o desenvolvimento da sua equipa, aja para que nenhuma delas aconteça na sua equipa ou na sua empresa. Ninguém gosta de ter uma grande carga de trabalho, ou de não ser bem recompensado pelo mesmo. Os talentos são os maiores bens das empresas de sucesso.
Como líder, use a empatia! Lembre-se, a saúde das pessoas importam e o salário emocional está cada vez mais valorizado pela nova geração de trabalhadores.