Sabe qual é o melhor Método de R&S?

Ligue já 910 932 815

Sabe qual é o melhor Método de R&S?

"É por este motivo que volto a afirmar que, pela minha experiência enquanto Psicólogo e Recrutador, a Avaliação Psicológica é o método de Avaliação e Seleção de candidatos mais completo e fidedigno de todos!"

Sabe qual é o melhor Método de R&S?

 

No meu último artigo A sua empresa contrata pessoas ou colaboradores? destacava a importância da sua empresa ter sempre presente que por detrás de um colaborador está um Ser Humano e que é este último que é contratado! Dizia-o para salientar a importância que hoje em dia temos que dar ao perfil comportamental de cada colaborador e que é com base numa definição clara deste perfil que se deve construir todo o processo de Recrutamento e Seleção!

Hoje escrevo este artigo para falar sobre aquele que considero ser o método de Avaliação e Seleção de candidatos mais completo e fidedigno de todos os métodos (poderão discordar mas esta é a minha opinião) – A Avaliação Psicológica!

 

Avaliação Psicológica

A Avaliação Psicológica permite uma análise detalhada, objectiva e fidedigna da realidade psicológica de uma determinada pessoa, em suma, permite a compreensão aprofundada das suas diferentes dimensões.

“A avaliação psicológica corresponde a um processo compreensivo (abrangendo áreas relacionadas com o pedido de avaliação e os problemas identificados) e diversificado (… pode assumir distintos objetivos, reconhece diferentes tipos de informações, considera variados resultados). … A avaliação psicológica concretiza-se através do recurso a protocolos válidos e deve responder a necessidades objetivas de informação…”

Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses

 

Enquanto etapa do processo de Recrutamento e Seleção, a avaliação psicológica contempla a utilização de diferentes técnicas que visam o conhecimento do candidato ao nível das suas potencialidades e limitações para cada cargo, procurando mensurar o grau de sintonia entre as suas características individuais e as exigências de cada Função e da própria Organização.

  • De que vale contratar um técnico altamente qualificado para um cargo de Liderança se este não se sente minimamente motivado para liderar uma equipa uma vez que a competência profissional é um aspeto que lhe interessa mais?
  • De que vale contratar um técnico altamente qualificado para um cargo em contexto de expatriação se este tem baixa Resiliência e Estabilidade Emocional?
  • De que vale contratar uma pessoa para um cargo de reorganização de métodos e processos se ela é uma pessoa com baixa Motivação para Empreender? 

Certamente seriam três más contratações!

A Avaliação Psicológica permite aos Recrutadores e aos Decisores conhecer aprofundadamente os candidatos ao nível dos seus aspetos motivacionais, características de personalidade, competências comportamentais (p. ex.: Motivação para Liderar, Motivação para Empreender, Meticulosidade, Orientação para a Equipa, Desenvolvimento de Relações, Estabilidade Emocional e Resiliência) e competências cognitivas (p. ex.: capacidade de concentração, capacidade de reflexão, capacidade de atenção e perceção simultânea da informação e capacidade de raciocínio) e com base neste conhecimento tomar decisões ponderadas sobre qual o candidato a ser selecionado!

É por este motivo que volto a afirmar que, pela minha experiência enquanto Psicólogo e Recrutador, a Avaliação Psicológica é o método de Avaliação e Seleção de candidatos mais completo e fidedigno de todos!

 

Quem pode efetuar uma Avaliação Psicológica?

“A avaliação psicológica é um acto exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos/as psicólogos/as relativamente a outros profissionais.” – Código Deontológico da OPP

Quais as Vantagens da Avaliação Psicológica no âmbito do Recrutamento e Seleção?

  • Conhecimento aprofundado das características pessoais, comportamentais e cognitivas do candidato
  • Utilização de métodos diversificados, cientificamente validados e aferidos para a população Portuguesa, como os Testes Psicológicos e as Entrevistas de Avaliação Psicológica
  • Valor preditivo do comportamento do individuo perante o contexto sócio-profissional que irá encontrar na sua empresa
  • Avaliação do potencial de evolução do candidato
  • Acesso a informação sobre o candidato que os métodos de seleção mais tradicionais não alcançam
  • Resultados validados por Psicólogos, especialistas na análise e avaliação do comportamento humano.

 

Como podem as empresas recorrer à Avaliação Psicológica para os seus processos de Recrutamento e Seleção?

As empresas podem recorrer a psicólogos contratados para o devido efeito ou a empresas especializadas, como a ALENTO, que contam com Psicólogos experientes nos seus quadros. Também poderão recorrer a Psicólogos que integrem os quadros internos mas confesso que me levanta muitas reservas por questões de confidencialidade e de imparcialidade, pois o Psicólogo será colega de trabalho do candidato contratado. Para mim deve sempre ser evitado!

O que ficará a conhecer sobre os seus candidatos ou colaboradores com a Avaliação Psicológica da ALENTO?

No final do nosso processo de Avaliação Psicológica receberá um Relatório que apresenta todos os resultados obtidos com os testes aplicados e que os integra com a informação recolhida na entrevista de Avaliação Psicológica.

Ficará a conhecer o perfil motivacional, de personalidade e de estilo de trabalho, bem como, as potencialidades e lacunas do perfil cognitivo (Raciocínio Numérico, Raciocínio Verbal, Raciocínio Espacial, Raciocínio Abstrato e Raciocínio Mecânico) dos seus colaboradores.

Com base nesta caracterização saberá em que medida cada candidato reúne ou não o perfil desejado para a função em causa e qual o potencial de desenvolvimento futuro do seu novo colaborador. Poderá igualmente compreender de que forma tenderá a integrar-se nos diferentes contextos em que irá inserir-se e deste modo potenciar a facilidade de integração obtendo um ROI do Recrutamento & Seleção mais rápido! 

Num momento em que a Gestão de Recursos Humanos cada vez mais se centra no Modelo de Gestão por Competências, que privilegia o fator humano como decisivo no sucesso de cada colaborador e da sua empresa, considero que não corro qualquer risco ao afirmar que a Avaliação Psicológica é o melhor método de avaliação e seleção de candidatos! Não quero com esta afirmação excluir todos os outros métodos! Isso não faria qualquer sentido pois todos eles são complementares! Afirmo, isso sim, que na minha opinião um processo de R&S sem uma criteriosa avaliação psicológica é um processo incompleto e menos eficaz!

 

A sua empresa conhece os seus colaboradores?

Fique a conhecê-los! Entre em contacto com a ALENTO!  

Se quer dar um novo rumo à sua empresa ou carreira fale connosco hoje mesmo!

Formulário de contacto